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Ferrovia

Embora o projeto esteja em seus estágios iniciais, a parceria entre a Inmarsat, a Globalsat do Brasil e a Cobham SATCOM produziu resultados imediatos. Antes da implementação da solução, as mensagens entre os maquinistas e os centros de controle levavam em média dez minutos para serem entregues. Após a implementação da solução ativada por satélite, a equipe tem agora acesso a comunicações em tempo real entre o maquinista e o CCO.

Essa velocidade e confiabilidade trouxeram à Rumo maior visibilidade sobre seus ativos e sua infraestrutura, o que resultou em melhorias significativas na eficiência operacional. Darlan Fábio de David, Vice Presidente na Rumo para a Operação Norte, explica: “A conectividade oferecida pela nova solução torna o transporte ferroviário de carga mais eficiente e seguro. Com as locomotivas devidamente equipadas, teremos um fluxo de informações em tempo real, facilitando a comunicação com todos os elos da operação e aumentando a produtividade do sistema logístico que conecta o maior centro de produção de grãos do Brasil ao Porto de Santos.”

Roberto Rubio Potzmann, Diretor de Tecnologia na Rumo, comenta o sucesso da parceria: “Trabalhar com a Inmarsat, a Globalsat do Brasil e a Cobham SATCOM transformou a maneira como operamos. A solução nos deu a transparência para melhorar o desempenho do transit time, aumentar a segurança e garantir o monitoramento em tempo real do movimento das locomotivas. Além disso, o confiável rádio push-to talk (PTT) é muito útil em situações em que o maquinista precisa se comunicar e não conseguiria fazê-lo de outra forma por falta de cobertura de voz.”

Igor Falcão, Vice-Presidente Sênior de Vendas da Globalsat Brasil, comenta sobre o futuro: “Esperamos ainda muitos benefícios no longo prazo. A expectativa da Globalsat do Brasil com o projeto é reduzir significativamente os custos em toda a rede ferroviária, com uma economia prevista de milhões por mês como resultado da otimização da operação e do cuidado em evitar frenagens e acelerações desnecessárias. Economias adicionais também são prováveis porque a Rumo espera transportar mais mercadorias em menos tempo sem precisar investir em novas locomotivas e novos vagões”.

NOSSA PROPOSTA PARA A FERROVIA 4.0

Em resposta aos desafios da Rumo, a Globalsat do Brasil, a Inmarsat e a Cobham SATCOM uniram forças para oferecer uma solução sob medida de comunicação e telemetria para redes ferroviárias. A solução permite o rastreamento preciso em tempo real de cada trem da rede da Rumo, bem como a comunicação confiável de voz e dados entre maquinistas, equipes de manutenção e o Centro de Controle de Operações (CCO).

No final de 2021, o projeto, que começou no início de 2020, terá equipado 300 locomotivas da Rumo com terminais EXPLORER 325 (BGAN), gateways móveis EXPLORER e o serviço PRISM PTT+ da Cobham. A tecnologia PRISM (Private Routing Intelligent System Management) da Cobham oferece conectividade contínua e ininterrupta através da seleção da melhor rede disponível (celular/satélite/ LAN) para comunicações de voz e dados sem intervenção do usuário. Também permite a interoperabilidade entre os sistemas DMR, LMR e MCPTT, garantindo que a solução seja totalmente compatível com a tecnologia existente a bordo das locomotivas.


A conectividade via satélite é oferecida pelo serviço BGAN da Rede Global de Banda Larga da Inmarsat, que funciona através da rede em banda L global de propriedade e operação exclusiva da Inmarsat. Sendo um serviço no qual governos, forças armadas e empresas confiam para manter-se conectados quando tudo mais falha, o serviço BGAN exibe um tempo de funcionamento de 99,9%. A solução foi implementada pelo provedor de serviços Globalsat do Brasil, que oferece também garantia, suporte e reparos no local, para assegurar a operação ideal da solução de conectividade. Esta solução garante que a Rumo tenha acesso à conectividade ininterrupta e de alta qualidade para facilitar a transferência de dados telemáticos, de voz e de vídeo, permitindo o rastreamento preciso em tempo real de cada trem e a comunicação entre maquinistas, equipes de manutenção e centros de controle regionais.


Os dados das locomotivas são visualizados em um aplicativo no CCO, que retrata toda a rede ferroviária e a posição de cada veículo, bem como sua velocidade. O projeto irá se concentrar inicialmente em cobrir todos os pontos da Operação Norte, que conecta o Mato Grosso ao Porto de Santos. No final, a intenção da estrutura é prover o restante da frota com conectividade de BGAN altamente confiável, garantindo uma rede ferroviária eficiente, rentável e segura.

Caso de Sucesso - Rumo

Convidamos você a ver este vídeo, realizado em conjunto com a Inmarsat, que conta um pouco mais sobre como foi o desenvolvimento das soluções que hoje estão operando e ajudando na otimização e segurança da maior operadora ferroviária do Brasil, a Rumo.

Desenvolvida baseada nas necessidades apresentadas pela empresa Rumo, A Globalsat Brasil, em conjunto com a Inmarsat e a Cobham SATCOM, desenvolveu a solução BGAN PTT. Confira ao lado tudo que ela proporciona a Rumo e pode proporcionar a sua operação também.